Outdoor

Pico do Corcovado – Ubatuba

Visual do cume 1.181m Altitude
O pico do Corcovado caiçara localizado no Litoral norte paulista na cidade de Ubatuba é um dos mais altos do Litoral Norte.

Procurado por praticantes Outdoor e aventureiros de plantão que curtem Trilhas & Trekking em geral.

A montanha tem 1.118 metros acima do nível do mar, situado no bairro do Corcovado sua trilha tem início à 36 metros de altitude, com desnível acumulado de 1115 metros.

É simples e prático chegar ao bairro Corcovado  fica a esquerda localizada em frente a entrada para praia da fortaleza um bairro de residências temporárias e moradores por sua maioria pequenos sítios e chácaras a propósito é em uma delas que recomendo usar para estacionamento o sitio do Sr. Tosaki onde os veículos ficam seguros e podem passar o dia ou pernoitar no local.

Curiosidades

Frei a Ubatuba, dois jovens, Pablo e Juan, filhos de um fidalgo espanhol, resolveram chegar ao topo do Corcovado.
E, infelizmente, desapareceram na primeira curva do caminho ao amanhecer. O sumiço inquietou os familiares, amigos e demais moradores da vila. Para achá-los, entregaram a busca a um escravo que foi acompanhado por mais cinco homens. Porém, ao começar a subida, o escravo nunca mais foi visto, reza a lenda.


O QUE SABER ANTES DE IR?!
O Pico Do Corcovado, faz parte do Parque Estadual da Serra Do Mar. O parque se divide em 10 núcleos, e os que dão acesso ao Pico do Corcovado são: Núcleo Santa Virgínia e o Núcleo Picinguaba. Outro acesso além do tradicional pelo bairro é possível iniciar a trilha pelo Núcleo Santa Virgínia que é considerada a trilha mais “fácill”, mesmo assim é bem pesada com 17 km de extensão, considerada como nível de dificuldade alta!

A contratação de um guia e o agendamento prévio no Núcleo anta virgínia é indispensável e obrigatória de acordo com as novas regras do parque, dica de APP fácil e prático para agendamento nos parque estaduais da serra do mar só clicar no link e baixe na play store.


É possível acessar o cume e fazer uma bate volta?! muitos me perguntam
Na verdade sim mas recomendo iniciar antes do nascer do sol e ter um bom condicionamento físico ultima subida levamos o total de 6 horas sem peso com mochila de ataque em um ritmo intenso e com apenas 40min para descanso no cume conhecendo muito bem a trilha sem perder tempo com paradas e uma boa hidratação no percurso, porém é muito cansativo e pouco proveitoso.


O trajeto mais recomendável é pernoitar assim é muito mais confortável a subida e você pode aproveitar tanto o pôr quanto o nascer do sol é uma das atrações mais bonitas e com certeza o momento mais esperado pelos montanhistas de plantão, sem contar com aquele visual maravilhoso de toda a bahia de Ubatuba. 

“cada um tem a vista da montanha que subir “
Melhores Períodos para visitação

Embora os passeios guiados de um dia ocorrem todo o ano, mas não é recomendada a realização na época de chuvas e no verão há alta incidência de acidentes com animais peçonhentos na região. Entretanto, se a sua intenção for acampar, os passeios serão conduzidos somente de março a meados setembro.

O que Levar?!

Para 1 Dia  bate volta.

Bermuda ou calça

Camiseta

Bota ou tênis de trilha

Mochila pequena (< 30L)

Boné/chapéu

Lanterna (nunca se sabe)

2 L de água (há diversos pontos no caminho)

Purificador para água dos rios (Clor-in, Hidrosteril).

Snacks para trilha

Protetor solar

Câmera fotográfica

Para Camping no cume:
O mesmo que acima só que com uma mochila maior que 45L e 3L de água. Adicionar:

Barraca

Saco de dormir

Isolante

Travesseiro inflável

Segunda pele (camiseta e calça)

Blusa de fleece. Os mais friorentos podem levar calça de fleece também

Comida fria (basicamente rap10 e barra de cereal). Poupe peso de panelas. É só uma noite mesmo.

Por fim divirta-se e em conexão com a natureza aproveitando máximo cada momento único nesse ambiente de beleza abundante, ar puro que a montanha tem a te oferecer.

Gostou desse conteúdo?
curte | comenta | ou compartilhe  com os amigos.

Consultora de negócios imobiliários | Blogueira | Mochileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: