Outdoor

Pedra da Macela & Lavandário – Cunha SP

Um Passeio incrível para desfrutar do Clima agradável de Cunha – Trekking & Flores.

A Pedra da Macela fica no município de Cunha, é uma pedra de frente pra baía de Paraty, ou seja, tem visão do topo da Serra do Mar para  a baia de Paraty composta por Angra dos Reis e Ilha Grande! Ela é na divisa entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tem 1840m de altitude, mas com o desnível que você vê tudinho até o nível do mar!

A subida é puxada de aproximadamente 2 km de trilha  asfaltada porém bastante íngreme mas com certeza vale a pena pelo visual fantástico do cume e seu pôr e nascer do Sol e se você estiver em um dia bom como clima de outono e inverno consegue ver o tão admirável tapete de nuvens um dos momentos mais esperados do trekking.

Nascer do sol na pedra da macela com tapete de Nuvens

Como Chegar

Para chegar até lá, primeiramente, siga até pela Estrada Cunha-Paraty.

Em uma curva à direita, próximo do km 65, haverá uma placa indicando apenas “Bairro da Macela”. A partir dali serão mais cerca de 4 km.

É preciso entrar na estrada à esquerda e, depois de 20 minutos, você irá encontrar a entrada para um restaurante e cervejaria. Siga à direita e, logo após a subida do morro, ficará a porteira com o estacionamento onde os carros devem ser deixados, ao passar pelo mata burro dai por diante o acesso ao cume é permitido somente a pé.

A região pertence ao parque Nacional da Serra da Bocaina.

Curiosidades

Porque esse Nome foi dado a montanha?

Sim, Macela e não Marcela. O nome se deve a grande quantidade de arbustos de macelas. A erva tem propriedades medicinais e flores amarelas perfumadas. Elas são usadas também para o enchimento de almofadas e travesseiros, a florada das macelas acontece entre março e maio, o que deixa o caminho até o topo mais colorido.

pôr-do-sol

Subimos para o cume em uma tarde de Outono acampamos antes do pôr-do-sol apesar de estar em uma reserva ambiental é permitido o acampamento no cume desde que seja na área delimitada pelo parque.

Quando chegamos no cume já havia outra galera acampada, naquele período a área de acampamento não era delimitada permitindo assim mais pessoas no local.

Observei também muitas pessoas chegando ao cume minutos antes do nascer do sol, já que a estrada é acessível e pode ser percorrida mesmo sem luz do dia, algumas pessoas preferem esta opção do que passar a noite no cume.

Nossa noite foi uma sala de cinema com Luar e céu estrelado no clima frio de Outono a temperatura cai bastante a noite porém é suportável para época.

O acampamento foi uma experiência incrível para alguns amigos que levamos de primeira viagem no trekking inclusive essa é uma bela opção de experiência Outdoor para iniciantes.

Vale a pena lembrar  daquelas regras básicas de preservação ambiental:

Sentindo o clima da Serra do Mar 

Do cume as Lavandas

Cunha também é uma cidade cheia de atrativos. Tem o lavandário, com visitação ao campo de plantação de lavandas . Aqui você pode conhecer um pouco do lavandário.

Após finalizar nosso Trekking de uma pernoite no cume da Macela seguimos para O lavandário onde conseguimos aproveitar mais uma famosa atração da cidade de cunha.

Um Lugar especial onde é feito cultivo de lavandas e através dele nasceu a produção de produtos de beleza tipo artesanais além de  chás, bolos  entre outros que se pode aproveitar no espaço, além de fazer fotos Maravilhosas nos campos floridos, a melhor época para visitação é de maio a setembro.

Campo de lavandas (O Lavandário)

Super recomendo esse passeio tanto para quem vai optar por acampar ou um bate e volta.

É simples e  fantástico estar em contato com a natureza absorvendo a paz e o equilíbrio que ela nos transmite entre campos de flores e montanhas sem dúvida um dos melhores lugar para ver o nascer do sol  momentos para ficar na memória com muita saudade foi um prazer compartilhar com meus queridos e chegados amigos do Litoral Norte SP  fora os que acabamos fazendo por lá e renderam mais trilhas e amizades.

Gostou do texto? 

Bora interagir! curta comente ou deixe sua dúvida aqui nos cometários!

grande abraço!

Eliane Gonsalves

Cunha - Abril 2017

Consultora de negócios imobiliários | Blogueira | Mochileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: